Notícia
Tarcísio inclui educação financeira no currículo do ensino médio em SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu incluir as disciplinas de educação financeira e de aceleração vestibular na grande curricular dos estudantes do ensino médio. As mudanças fazem parte da reforma do ensino médio, que tem motivado debates entre especialistas e alunos.
O governo de São Paulo também decidiu reduzir de 12 para três o total de itinerários formativos para estudantes do ensino médio da rede estadual paulista. Esses percursos, compostos de disciplinas optativas.
De acordo com o Estado de São Paulo, a avaliação do governo foi de que, na prática, o alto número de opções prejudica a oferta das aulas. A escolha dos itinerários pelos alunos da rede estadual para o ano que vem deverá ser feita entre agosto e setembro.
A reforma do ensino médio foi uma mudança no formato da etapa (1º, 2º e 3º anos), aprovada em 2017. Cerca de 60% da carga horária passou a ser de conteúdos obrigatórios comum a todos, como Português, Matemática e Química. O restante (40%) é a parte flexível, com percursos optativos segundo o interesse do aluno ou uma formação técnica.
Os 12 itinerários formativos atuais serão reduzidos para três: Ciências da Natureza + Matemática + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; além do Ensino Técnico. Os itinerários são escolhidos pelos alunos do primeiro ano, sendo que o aprofundamento é cursado durante a 2ª e 3ª séries.