Nossas Redes Sociais

Politica

Brandão prestigia abertura da etapa maranhense da competição de robótica FIRA Brasil

Publicado

em

Mais de 100 equipes representando escolas públicas e privadas da capital e de outros municípios do Estado, participam, no período de 20 a 22 de abril, da etapa maranhense do FIRA Robo Word Cup (Copa do Mundo de Robótica) no Brasil. O evento acontece no Golden Shopping Calhau, em São Luís, e contará com equipes de escolas estaduais como o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O governador Carlos Brandão fez questão de participar da abertura da etapa maranhense do FIRA Brasil.

“O Maranhão, através do IEMA, do Educa Mais e das nossas da rede estadual, tem se destacado, ganhando os primeiros lugares no âmbito mundial. Foi assim em Taiwan, na Coréia do Sul, em São Paulo e em São Luís”, frisou o governador.

O IEMA tem participado da FIRA desde 2018, quando conquistou o primeiro título mundial em Taiwan, como a 3ª melhor equipe de robótica do mundo. Em 2019, ganhou o segundo título mundial na Coreia do Sul, como 2ª melhor equipe de robótica do mundo.

Rumo à Alemanha

Em 2021, equipes do IEMA conquistaram o 1º e 2º lugar mundial (São Luís/MA), e em 2022, o 2º e 3º lugar mundial (Guarulhos/SP). O próximo destino dos estudantes maranhenses será a Ostfalia University, localizada na cidade de Wolfenbuettel, na Alemanha, onde será realizada a etapa mundial da FIRA Robo Word Cup, que será realizada de 17 a 23 de julho deste ano.

“Vamos agora para a Alemanha, vamos trazer esse troféu de lá, porque essa nossa garotada está preparada e só precisava de uma oportunidade e nossas escolas estão proporcionando isso”, comemorou Carlos Brandão.

Um dos estudantes maranhenses que garantiu vaga para disputa mundial na Alemanha é o aluno João Pedro Silva, do Centro de Ensino Deborah Correa Lima, situado na cidade de São Bernardo do Maranhão. Após abocanhar quatro troféus na etapa mundial da FIRA Robo World Cup realizada em Guarulhos (SP), em 2022.

João Pedro e sua equipe se preparam para mais um desafio, dessa vez em território alemão. Ele conta que o contato com a robótica mudou sua vida e diz que seus planos para o futuro não poderiam deixar de envolver o mundo da tecnologia. “São coisas que eu não via na minha cidade, uma inovação. Todos sabemos que a tecnologia está sendo ampliada no mundo. As competições me ensinam a entender o universo da robótica. Sonho em fazer Engenharia da Mecatrônica”, relata o estudante.

Educação, Ciência e Tecnologia

Para a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, competições como essa, estimulam o desenvolvimento do estudo da robótica e suas técnicas no ambiente escolar.  “Estamos realizando o maior campeonato de robótica da história do Maranhão. São 106 equipes de 21 municípios do Maranhão. Esse ano o IEMA vai disputar o quinto título mundial de robótica, evento que tem como objetivo engajar o desenvolvimento da robótica como estratégia no ensino dos nossos estudantes, fomentando a pesquisa, a ciência e a tecnologia na educação maranhense”, ressalta Cricielle.

O subsecretário de Educação (Seduc), Anderson Lindoso, avalia que a presença desse tipo de modalidade curricular nas escolas públicas estaduais do Maranhão, favorecem o desenvolvimento educacional do estado.

“Mais um grande evento da Educação do Maranhão, mostrando como nós mudamos a agenda da educação no nosso estado. Hoje nós estamos trabalhando com paz, amor, com robótica, com investimentos, fazendo com que os nossos estudantes possam aprender mais e os nossos professores estejam mais motivados, para que, em sala de aula, a gente possa trazer melhores índices para o Maranhão”, concluiu Anderson Lindoso.

FONTE: Site Oficial do Governo do Maranhão

Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *