Nossas Redes Sociais

Notícia

Maranhão pode ter três grandes obras federais em 2020

Senador Weverton Rocha propõe obra na Grande São Luís, bem como criação da Universidade Federal do Sul do Maranhão e ferrovia entre Balsas e Porto Franco

Publicado

em

A implantação da Universidade Federal do Sul do Maranhão e criação de uma Avenida Metropolitana na Grande São Luís podem ser metas do Orçamento da União para o próximo ano. A proposta é do senador Weverton (PDT), que as apresentou como emenda de meta à LDO de 2020, cuja votação ocorrerá no Congresso Nacional.

“A Universidade do Sul do Maranhão é uma demanda muito justa da população. Nosso estado é grande e há espaço para universidades, com autonomia para definir as prioridades de acordo com a região”, explicou.

O projeto da Avenida Metropolitana prevê uma via de 26km, interligando os municípios da Grande São Luís, passando por bairros populosos como Cidade Operária e Maiobão. A ideia é unir a região metropolitana, facilitando o tráfego e a locomoção das pessoas. “A Avenida Metropolitana é um projeto que já existe e precisa de recursos para ser desenvolvido. Quando sair do papel, essa avenida vai facilitar muito o trânsito, porque dará vazão fácil ao movimento de bairros com grande fluxo de pessoas”, completou.

Além da criação da Universidade do Sul do Maranhão, o senador apresentou outra emenda de meta à LDO, criando uma ferrovia de Balsas a Porto Franco. A proposta da ferrovia Balsas-Porto Franco é permitir o escoamento da produção de grãos da região sul até o Porto do Itaqui por meio da interligação com a ferrovia Norte-Sul, estimulando a economia e gerando mais renda para a região.

A inclusão de metas na LDO permite a alocação de recursos para a execução das obras no Orçamento.

Emendas ao texto
O senador Weverton também apresentou quatro emendas ao texto da LDO, definindo prioridades para a alocação dos recursos na Lei Orçamentária Anual. A criação da Universidade do Sul do Maranhão é uma dessas emendas. Foram apresentadas ainda emendas de texto para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; para o combate à violência contra a mulher e promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres; e possibilitando que recursos sejam utilizados para a execução de obras em rodovias estaduais.

Fonte: Site O Imparcial

Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *